fundo.png
 

SINGLE NOVO  GERSON KING COMBO

TIRA ESSE JOELHO DAI

           GERSON KING COMBO EM PARCERIA COM GETÚLIO CÔRTES

 

Bom seria se hoje, em 2020 não existisse mais a necessidade de falarmos sobre racismo como um mal ainda a ser superado, porém esta não é uma realidade e devemos nos utilizar do máximo de recursos e possibilidades possíveis para superá-lo, papel que a arte cumpre muito bem. “Tira Esse Joelho Daí”, primeira música inédita de Gerson King Combo, 76 anos após seu falecimento em setembro do mesmo ano, traz o artista em colaboração  com seu irmão Getúlio Côrtes, 82 anos, fazendo o que de melhor fez durante toda sua carreira, questionar a desigualdade racial com a força e o swing que  solidificaram de forma majestosa sua identidade musical e cravou seu nome como uma das mais importantes figuras da música brasileira de todos os tempos.Gravada duas semanas antes de Gerson partir, “Tira Esse Joelho Daí”, com composição de Getúlio Côrtes, faz referências diretas à morte de George Floyd, assassinado covardemente por policiais na cidade de Minneapolis nos Estados Unidos, desencadeando a revolta e uma série de protestos ao redor do mundo, inclusive no Brasil, reivindicando o fim das violências motivadas pelo racismo contra a população preta. Com lançamento agendado para 30 de Novembro, aniversário de Gerson, a música destes parceiros se mostra mais atual e necessária que nunca, em um contexto onde a 11 dias antes, ocorre outra série de protestos, desta vez tendo o Brasil como epicentro quando Beto Freitas, um homem negro é covardemente assassinado por dois seguranças de uma unidade do Supermercado Carrefour na cidade de Porto Alegre, RS.

Música importantíssima pela maestria com que trata do tema, Tira Esse Joelho Daí não é a primeira parceria entre os dois irmãos, tendo que, “Mandamentos Black”, maior sucesso e música que impulsionou a carreira de Gérson já contava com a parceria de Getúlio em sua composição. Getúlio foi fundamental em diversos momentos na carreira de Gerson, desde sua participação como dançarino no programa Jovem Guarda, onde tinha boa relação não só por ser assistente de palco, mas como compositor, sendo gravado por importantes nomes da música brasileira como Roberto Carlos.

 

 

A canção que conta com a produção musical de Marquinho OSócio, que também gravou todas as linhas de instrumentos desta música que preserva o melhor do que Gerson fez em suas carreiras, funk e soul com groove e balanço envolventes a ponto de te conquistar antes que você perceba a força das palavras e mensagens contidas em letras que exaltam a luta e cultura do povo preto, a letra composta por Getúlio que também contribui nos vocais da música, é urgente, direta e completamente conectada com nosso tempo.

Todo esse contexto potencializam a importância dessa obra, assim como quando chegaram com “Mandamentos Black”, Gerson se despede de lançamentos de músicas inéditas com “Tira Esse Joelho Daí”, última expressão em arte dos Filhos de Madureira, como são conhecidos estes irmãos, nascidos no subúrbio considerado ser berço do samba carioca. Ainda que tenham percursos e personalidades diferentes, nunca deixaram de ser extremamente unidos, Gerson sendo mais expansivo, e Getúlio mais tímido e quieto, a importância e influência desses dois nomes dentro da música e do movimento black seguem gigantes trazendo traços orgulho ao povo preto e a todos que acreditam em um mundo mais amoroso e justo, e foi a serviço disso que música de extrema qualidade estes dois nunca deixaram faltar.


 

“Tira Esse Joelho Daí”, está disponível em todas as plataformas digitais no dia 30 de novembro e será lançado pelo selo Amplifica Records, parte da Amplifica, plataforma que potencializa e impulsiona o trabalho de diversos artistas no brasil e exterior, principalmente artistas pretos e mulheres,

ÚlTIMO PEDIDO DE GERSON KING COMBO

Influenciado pelo irmão, Gerson começou a ouvir Elvis Presley e Little Richard, além de ser um bom dançarino. Iniciou fazendo mímica no programa “Hoje é dia de rock”. Por indicação de Getúlio foi dançar no programa Jovem Guarda e se tornou coreógrafo. O garoto chamou a atenção de Chacrinha que o levou para coreografar as chacretes.

O convívio com os artistas levou Gerson a mergulhar na carreira de cantor, que trabalhou com grandes músicos, nomes como  Luizão Maia, Hélio Delmiro, César Camargo Mariano, Wilson Simonal se tornaram parcerias ao longo de sua trajetória, sendo figura presente em clubes da zona sul e do subúrbio do Rio, onde cantou seu repertório de Black Music.


 

Com Wilson Simonal excursionou pela América do Norte e conheceu James Brown e King Curtis, assim nascendo Gerson King Combo, que gravou os dois primeiros LPs: o primeiro com o sucesso “Mandamentos Black”, no segundo veio “Funk Brother Soul”. Gerson se juntou com Oberdan Magalhães e participou da formação da Banda Black Rio, iniciando o movimento da black e soul music que invadia o país.

Gerson deu o pontapé em sua carreira como cantos ao lançar seus três primeiros álbuns, Brazilian Soul (1968), Gerson King Combo (1977) e Gerson King Combo - Volume II (1978), sendo uma figura requisitada em bailes black que seguiam a acontecer, além de participar de diversos discos em parceria com artistas negros do país, vivendo um show que não pode parar.

MINHA HISTÓRIA

Com uma aura incansável, Gerson voltou aos estúdios no ano de 2001, estreando o disco Mensageiro da Paz, impressionando o mercado da música pela sua originalidade que seguiu em seu caminho. E então, apresentou seu quinto disco, Soul da Paz (2009), se mostrando ativo e resistente em seu autêntico funk que impressiona, levando como instrumento de consciência para os pretos.

Gerson faleceu em setembro desse ano, aos 76 anos, deixando um legado e uma marca para a identidade dos negros no Brasil, que sempre com simpatia contagiou por onde passou, sendo um ícone que levou em seus versos a resistência ao abordar a discriminação racial com um sorriso no rosto e sendo um ser luz que abriu caminhos por onde caminhou!

 
 

assista  Gerson King Combo

 

GALERIA Gerson King Combo

 

agenda EU TE AMO BROTHER

clique no evento para saber mais

 

Label : Amplifica Records                           

Manager: Elisa  e Getulio Cortes

contato@gersonkingcombo.com

Movimento EU TE AMO BROTHER  - ELISA  e GETULIO CORTES

Produtora: Amplifica Music 

Thabata Da Fonseca   

mande

um oi!

  • Preto Ícone Facebook
  • Black SoundCloud Icon
  • Black Spotify Icon

SIGA O

GERSON

KING

COMBO

Gerson Imagem 2